sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os meios de graça

Os meios de graça são armas espirituais que o Senhor tem nos dado para vencermos as lutas, transpormos os obstáculos, sermos vitoriosos, nos mantendo na Sua presença e alcançarmos a Sua salvação. Essas armas nos dão vitórias espirituais e os meios para alcançarmos essas vitórias não são carnais conforme Paulo escreve em II Cor. 10:4 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas”.

Os meios de graça são armas da vitória e na Obra do Espírito caminhamos desfrutando desses meios e assim nos fortalecemos para vencermos as investidas do maligno enquanto estivermos nesta vida.

São esses meios:
1) A oração Jo. 17:1- 26 (todo capítulo)
Muitos servos no N.T oraram a Deus; Ló, Abraão, Moisés, Daniel, Jonas e outros que tiveram experiências maravilhosas através da oração.
O que é orar ?
Orar é falar com Deus. É um diálogo onde nossas palavras se misturam entre súplicas, clamores, palavras de gratidão, de reconhecimento, de glorificação.
Deus fala com o homem e o homem não morre, mas vive. Deus fala com Seus servos eles O ouvem; Seus servos Lhe falam em oração e Ele os ouve.

2) O louvor Apoc. 5: 9-13, aí está o louvor entoado na eternidade por toda criatura que está no 
céu e na terra.
O louvor é a expressão do reconhecimento da existência de Deus, do Seu poder, do Seu amor por todos; principalmente para com Seus servos, da igreja fiel; aquela que O honra com sua adoração, seu louvor e seus testemunhos. O louvor é gerado no coração, no interior; é o resultado ou o fruto de uma alma remida. É o fruto de um coração arrependido. O verdadeiro louvor é uma experiência alcançada pelos servos do Senhor.

3) A madrugada Prov. 8:17
A madrugada é o momento em que cai o orvalho que umedeci e fertiliza a terra. É o início de um novo dia. A palavra do Senhor nos fala do maná que caía no deserto com o orvalho da madrugada. (Num.11:7-9)
Na madrugada encontramos o Senhor, isto é uma promessa que está na Sua palavra. Buscar o Senhor na madrugada, é uma necessidade daqueles que nos momentos de aflição se sentem dependentes da benção de Deus.(Oséias 5:15)
Buscar na madrugada, podemos ter resultados surpreendentes. Em Gen. 32:22-31, Jacó luta com Deus toda a noite e pela manhã ele contempla a vitória. 
Obs: Em Sal. 30:5 temos uma palavra para nossas vidas, que nos trás a segurança da busca pela madrugada. Buscar ao Senhor na madrugada é um segredo da Obra do Espírito Santo. Não é uma doutrina denominacional.

4) O jejum Sal. 35:13 e Mar. 9:29
O jejum é mais um dos meios de graça que o Espírito Santo nos dá para mortificarmos nossa carne em atitude de consagração, de santificação.
O Senhor pelo Seu Espírito, revelou para Sua Obra, que as 5 pedras que Davi buscou no fundo do ribeiro para enfrentar o gigante Golias são os meios de graça: a oração, o louvor, a madrugada, o jejum e a palavra. Vemos em Mat.4-11, que Jesus depois de jejuar por 40 dias, passou por uma prova e teve Sua vitória. Nós também como servos do Deus vivo e obedientes a Sua vontade; muitas vezes somos provados e para vencermos e sermos aprovados, devemos usar os meios de graça, as armas espirituais que Ele nos tem dado e sabemos que o jejum é uma das armas poderosas para se vencer as lutas e os obstáculos, assim como Jesus venceu.
Estamos num deserto e muitas vezes debaixo do sol causticante onde surgem as necessidades; temos sede, temos fome, sentimos calor, frio; nos sentimos fracos, debilitados e ai surgem as tentações e o inimigo se manifesta como se manifestou à Jesus e disse: Se Tu és o filho de Deus....e então precisamos agir com fé, pois o inimigo sabe que uma das coisas mais sérias na vida do homem é a fé, principalmente para os servos de Deus.
O jejum nos fortalece, existe para nos fortalecer.
O Senhor Jesus também nos ensina a jejuar. Em Mat. 6:16-17...” e quando jejuares não vos mostreis contristados...porém tu, quando jejuares, unge a tua cabeça e lava o teu rosto.”
As armas que o Senhor nos tem dado não são visíveis, são secretas guardadas em nosso coração e são espirituais. O jejum é um ato de obediência e não de sacrifício, um ato de fé onde o servo no seu interior se humilha diante do Senhor seu Deus.
Os frutos do jejum são: obstáculos vencidos, barreiras destruídas, comunhão, humildade e quebrantamento.

5) A palavra I Jô. 5: 7 (a Trindade)
Apoc. 19: 11-13/16 – Jesus é a palavra de Deus
Sabemos que a palavra, a Bíblia, na revelação do Espírito Santo; é a boca aberta do Senhor falando à Sua igreja. 
A palavra viva, revelada é luz para os verdadeiros servos de Deus. O propósito do Senhor para esse momento é que conheçamos a “Palavra Viva”. A palavra é viva, porque seu autor é vivo e está no nosso meio.
A palavra é Jesus, um mistério onde Ele revela ao homem a Sua salvação. Essa palavra dá ao homem o “projeto” que salva sua alma.
Vários servos no passado descobriram na “palavra” de Deus, bênçãos para suas vidas. Moisés, Abraão, muitos profetas, sacerdotes e reis como Davi que alcançou a benção de ser um servo segundo o coração de Deus e pôde dizer: Escondi a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti.
Toda a “palavra” de Deus é instrutiva para nossas vidas, pois nos ensina através dos seus textos a usar e viver bem a Sua palavra.
Em II Tim. 3:16, o Senhor nos fala: “ Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça de forma que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
A palavra ainda dá aos pais toda instrução pra educação dos filhos e a transmissão da herança, a vida eterna.
Para entendermos a Obra, só pela palavra “revelada”, onde podemos alcançar os propósitos de Deus que nos levarão a salvação através de Jesus Cristo.

Conclusão: Jesus cumpriu todos os meios de graça. Em obediência a palavra, somos orientados a realizar Sua Obra e alcançarmos o poder do Espírito Santo. Em Luc. 5:5.... assim é o fruto da “palavra” em nós; andar na revelação, na direção do Espírito, na luz, fazendo a Sua Obra, porque só essa palavra que é o nome do Senhor Jesus podemos encontrá-Lo. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário